A campainha tocou. Bateram palmas na sua casa. Você atende e são os agentes de endemias que trabalham no controle do mosquito transmissor da dengue. Você atende de imediato ou fica com receio? Como identificar se realmente são funcionários da Prefeitura?

Em Curitiba, os mais de 500 agentes que trabalham todos os dias nas comunidades estão identificados. Segundo a Prefeitura da capital, além de uniformizados, todos os agentes apresentam crachás que trazem suas credenciais profissionais. O uniforme dos agentes de combate às endemias é composto por camiseta azul clara, calça, jaqueta e boné azul-escuro. Os uniformes contam com o emblema da Prefeitura de Curitiba.

Em caso de dúvida, segundo o executivo municipal, é possível ligar para o telefone 156 para checar se aquele profissional realmente faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Saúde.

No Paraná, mais de 4,1 mil agentes atuam com vistorias, monitoramento com uso de armadilhas ao inseto, uso de tecnologias e um cronograma de mutirões de limpeza. Nas próximas semanas, além dos uniformes e crachás, os profissionais devem receber um apoio tecnológico extra. Na última semana o secretário de estado da Saúde, Beto Preto, anunciou um aporte de R$ 8 milhões de reais para a compra de tablets.

Em Curitiba, os mutirões seguem nesta semana, com recolhimento de lixo e entulhos que possam acumular água. No bairro Pinheirinho, os agentes devem percorrer 20 quarteirões próximos à Unidade de Saúde Concórdia e 29 quarteirões próximos à Unidade de Saúde Vila Machado. O recolhimento dos materiais será na quarta e quinta-feira (20 e 21).

Em Santa Felicidade, os agentes percorrem 21 quarteirões próximos à Unidade de Saúde Pilarzinho na terça e quarta (19 e 20). O recolhimento dos entulhos será na quinta e sexta-feira (21 e 22).

Na semana seguinte, o mutirão segue para a Regional Boa Vista, onde os agentes vão percorrer 95 quarteirões próximos à Unidade de Saúde Bairro Alto. Os caminhões de coleta vão recolher os entulhos na segunda e terça-feira (25 e 26). Os moradores devem separar os materiais descartados e colocar nas áreas delimitadas pelos agentes de endemias.

Em 2023, os Mutirões Curitiba sem Mosquito recolheram 348 toneladas de materiais inservíveis e entulhos nos dez Distritos Sanitários. Foram realizados 14 mutirões durante o ano, sendo que nas regionais Cajuru e Boa Vista foram realizados mais de um mutirão no ano.