A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma operação na manhã desta sexta-feira (8) para cumprir cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados a suspeito de falsificar histórico escolar e diploma de nível médio, A ação, que contou com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, aconteceu no bairro Umbará, em Curitiba.

As investigações foram iniciadas há seis meses. A equipe policial tomou conhecimento que o indivíduo divulgava nas redes sociais o serviço de falsificação de histórico escolar e diploma do ensino médio do Estado.
Segundo o delegado Rodrigo Brown, houve dificuldades durante as investigações.

O suspeito é advogado e foi identificado após cruzamento de dados e atividades de inteligência. Durante as buscas, os policiais civis apreenderam históricos escolares, diversos carimbos de escolas públicas, anabolizantes e um simulacro de arma de fogo.

O indivíduo foi encaminhado à delegacia. Segundo a polícia, as investigações continuam para identificar as pessoas que adquiriram os documentos falsos e esclarecer os fatos.
Ainda de acordo com o delegado, este tipo de fraude é comum.

Rodrigo Brown explica quais penas previstas para estes casos.

A Polícia Civil solicita a colaboração da população com informações que auxiliem no andamento das investigações. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

* Com informações da Polícia Civil