A Vigilância Sanitária do Paraná alerta e orienta a população para os cuidados na hora de comprar o peixe para a semana santa. A orientação é que a conservação deve ser feita com gelo ou por meio de balcões refrigerados, a uma temperatura em torno -2°C e 2°C. Já o pescado congelado é submetido industrialmente a temperaturas inferiores a – 25° C e depois mantido a temperaturas inferiores a -15° C. Geralmente é comercializado congelado, filetado ou em postas.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, Luciane Otaviano de Lima, os pescados são alimentos saudáveis, porém altamente perecíveis e é por isso que é preciso prestar atenção na hora da compra para saber se a qualidade está adequada ao consumo.

 

O consumo de peixes deteriorados pode ocasionar sintomas gastrintestinais leves ou até mesmo quadros mais graves, que variam de acordo com a presença de microrganismos ou das toxinas que eles produzem.

Os produtos devem apresentar informações obrigatórias de rotulagem como: denominação de venda, tipo do pescado, ingredientes, identificação da origem/fabricante, peso líquido, data de embalagem, lote e prazo de validade, forma de conservação e informação nutricional. As embalagens devem trazer ainda os selos do serviço de inspeção federal (SIF), estadual (SIE) ou municipal (SIM).

Com informações da AEN