Mais de 10 mil candidatos devem realizar as provas do Vestibular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), neste domingo (23), para disputar cerca de 3,8 mil vagas ofertadas ao primeiro semestre letivo de 2026, registrando um número recorde de inscrições com um aumento de 15%, em comparação à edição anterior.
SAIBA MAIS
Regras para a realização do exame
Os portões dos centros de aplicação serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30, com o início do exame previsto para começar às 14h e finalizado às 18h. A universidade recomenda que os participantes cheguem com antecedência, para evitar imprevistos, e informa que os cartões de informação com o ensalamento dos candidatos estão disponíveis no Portal do Candidato. Para acessar o portal, clique aqui.
De acordo com a instituição, os participantes devem comparecer ao local do exame com um documento original de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, além da versão impressa ou digital do comprovante de ensalamento. Também é permitido levar garrafa de água sem rótulo, com lanches, desde que estejam em embalagens transparentes e que não causem ruídos ou odores fortes.
Durante as quatro horas de prova, os vestibulandos deverão resolver 40 questões de múltipla escolha sobre biologia, filosofia, sociologia, física, geografia, história, língua portuguesa, literatura brasileira, língua estrangeira moderna (espanhol ou inglês), matemática e química; efetuar o preenchimento do cartão resposta, e elaborar uma redação dissertativo-argumentativa, entre 15 e 20 linhas.
Durante a aplicação das provas, é proibido utilizar aparelhos eletrônicos, relógios, armas, bonés, gorros, óculos escuros ou qualquer acessório que cubra as orelhas durante a prova. Também não são permitidos calculadoras, livros, réguas de cálculo, anotações ou materiais de outros candidatos. Dispositivos eletrônicos deverão permanecer desligados, com alarmes desativados.
As provas serão aplicadas nas 13 cidades do Paraná que possuem campus da UTFPR: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
*Com informações da UTFPR
Por: Leonardo Sieben, com supervisão de Grasiani Jacomini








