Neste domingo (05) acontece, em 11 cidades, a prova da primeira fase do Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

De acordo com a universidade, estão inscritos 39.565 candidatos, se tornando o maior vestibular dos últimos seis anos. O crescimento em relação ao vestibular 2025 foi de 7%.


SAIBA MAIS


A prova terá início às 14 horas e será aplicada em 10 cidades do Paraná (Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo) e também em Joinville (SC). Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h40 e fechados às 13h30.

A orientação da universidade é para que os candidatos confiram antecipadamente e façam print (em papel ou no celular) do comprovante de ensalamento (disponível em www.nc.ufpr.br), pois nos locais de prova não haverá equipes para prestar essa informação.

Em Curitiba, para quem vai de ônibus, a Urbs informou que a linha Fazendinha/PUC, que normalmente não opera aos domingos, terá operação especial no domingo, com viagens de ida e volta entre o Terminal Fazendinha e a PUC, maior local de provas em Curitiba. Também haverá uma linha especial entre o terminal do Cabral e a PUC.

Documentos obrigatórios

Segundo a UFPR, para ingressar na sala de provas, os candidatos devem apresentar documento oficial de identidade com foto. O documento pode ser físico ou digital. Neste último caso, serão aceitos os seguintes documentos, desde que emitidos a partir do aplicativo oficial do órgão emissor (fotos, prints, PDFs ou outros formatos dos documentos não serão aceitos): Carteira Nacional de Habilitação Digital com foto, Título de Eleitor Digital (e-Título) ou RG Digital.

Os candidatos poderão se alimentar no local de prova, desde que os alimentos não causem ruídos ou odores que atrapalhem a concentração dos demais candidatos. O consumo de água e outros líquidos não alcoólicos é permitido, mas devem estar acondicionados em recipiente transparente e sem rótulo.

*Com informações da UFPR

Por: Matheus Chermont, com supervisão de Joyce Carvalho