Um projeto que prevê a remoção da identificação dos vereadores nos veículos oficiais da Câmara Municipal foi alvo de intenso debate durante sessão plenária desta segunda-feira (18). Entretanto, diante da grande divergência entre os vereadores, a votação da proposta foi adiada em 30 sessões.

A nova proposição que especifica e regulamenta regras para utilização dos veículos oficiais sugere que a identificação seja dispensada em casos excepcionais ou “mediante justificativa”. Durante a discussão, o vereador Osias Moraes (Republicanos) defendeu que a possibilidade de retirar a identificação pode garantir segurança e relembrou que alguns parlamentares já sofreram ameaças.

Desde 2022, os veículos disponibilizados para os vereadores possuem identificação da Câmara Municipal de Curitiba. Quando aprovada, na ocasião, a justificativa para a identificação era oferecer maior transparência para a população.

Foi o que defendeu a vereadora Amália Tortato (Novo).

De acordo com a Câmara Municipal, os veículos disponíveis aos vereadores funcionam por meio de um sistema de locação. A Casa disponibiliza um carro tipo passeio, categoria Sedan, para cada vereador que solicitar. Atualmente, 12 vereadores abdicaram do carro.