A Câmara Municipal de Curitiba confirmou nesta quarta-feira (25) a aprovação de um empréstimo de pouco mais de R$ 1 bilhão para viabilizar a aquisição de novos ônibus elétricos na capital paranaense.

Em segundo turno, apenas quatro vereadores foram contrários à solicitação da Prefeitura de Curitiba, que tem o objetivo de descarbonizar a frota pública da cidade até 2050.


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Foram dois projetos apresentados, que agora seguem para sanção do prefeito Eduardo Pimentel (PSD). No primeiro, uma operação de crédito de R$ 380 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para adquirir 54 ônibus elétricos para a frota da linha Inter II, além de dois eletropostos públicos para recarga dos veículos.

O subsídio é do Fundo Clima, do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, com taxa de juros de 7,35% ao ano.

No segundo, foi autorizada uma operação de crédito com o banco alemão KfW para a aquisição de ônibus elétricos para as linhas Interbairros II e o novo ligeirão Leste/Oeste.

Os juros serão subsidiados nô âmbito de cooperação financeira entre o Brasil e a Alemanha, com uma taxa de 3,46% ao ano.

Inter II, Interbairros II e Ligeirão Leste/Oeste

A linha Inter II tem uma média diária de 91 mil passageiros, enquanto a Interbairros II e a Leste/Oeste devem transportar até 355 mil pessoas por dia, após a implementação do novo ligeirão.

A Prefeitura de Curitiba justifica a eletrificação dessas com a possibilidade de redução de hospitalização e mortes por doenças cardiovasculares e respiratórias. O Programa Carbono Zero prevê que 30% da frota de ônibus seja elétrica até 2030, e 100% até 2050.

Por: Johan Gaissler