Em votação do primeiro turno nesta segunda-feira (11) os vereadores de Curitiba aprovaram por unanimidade, com 26 votos favoráveis, a “Nova Lei de Incentivo à Cultura” da capital paranaense. A expectativa é que o novo regramento impulsione a cultura local, promova o acesso equitativo aos recursos disponíveis para o fomento cultural, e fortaleça os laços entre a administração pública e os agentes culturais locais.

Protocolado pelo líder do governo, Tico Kuzma (PSD), o substitutivo possui ao menos uma dezena de mudanças. De acordo com o vereador, a proposta vai ampliar a gama de profissionais e manifestações culturais que serão atendidas pela legislação.

O projeto também inclui a criação de editais específicos para públicos como negros, mulheres e, população LGBTQIA+. Loismary Pache, diretora de incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) revela quais são os principais pontos que devem mudar com a nova legislação.

Com a aprovação em primeiro turno, a revisão da Lei de Incentivo à Cultura terá segunda votação pelo plenário na sessão na terça-feira (12). Caso sancionada pelo prefeito, a nova legislação entra em vigor 90 dias após a publicação no Diário Oficial do Município.