Tramita na Câmara Municipal de Curitiba um projeto de lei para que a Prefeitura seja obrigada a divulgar mensalmente quanto multou cada radar de trânsito da cidade. A iniciativa, de autoria da vereadora Flávia Francischini (União), determina a discriminação da quantidade de multas, dos valores, do horário e do endereço das multas, especificadas “radar por radar”.

O projeto deve passar pelas comissões do legislativo municipal antes de ir à votação em plenário. A parlamentar diz que entende que os dispositivos são parte da edução no trânsito, mas fala em indústria dos radares na cidade.

Flávia Francischini observou que as diferenças de velocidades máximas permitidas nas vias confundem os motoristas.

Procurada pela reportagem da CBN Curitiba, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba informou que não comenta projetos de lei em tramitação na Câmara. O líder do executivo na casa, vereador Pier Petruzziello também não quis comentar.

De acordo com dados do Portal da Transparência de Curitiba, em 2021 foram aplicadas 725 mil multas na cidade. O município arrecadou mais de R$ 119 milhões com as penalidades no ano passado. Em 2020 a cidade multou 502 mil motoristas. Em 2019 foram 761.098 mil.

Hugo Alexander Martins Pereira, mestre em engenharia de transportes, e professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Positivo, disse em entrevista à CBN Curitiba, nesta quarta-feira (11), que há estudos para implantação dos radares nas cidades.