A vereadora Maria Letícia (PV) se manteve em silêncio durante depoimento prestado à Polícia Civil, na madrugada deste domingo (26), após se envolver em acidente de trânsito na Alameda Augusto Stellfeld.

Os registros da ocorrência pela Polícia Militar foram obtidos pela CBN Curitiba e informam que a vereadora admitiu ingestão de bebida alcoólica, mas recusou a realizar o teste do etilômetro. No depoimento, a vereadora preferiu não comentar sobre o acidente.

De acordo com o registro da Polícia Militar, a vereadora teria apresentado comportamento agressivo e desacatado as autoridades. No depoimento, a vereadora pediu para registrar excesso de abordagem por parte dos policiais.

Para o motorista que conduzir com “capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool”,o Código de Trânsito Brasileiro prevê detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter habilitação para conduzir.

O especialista em trânsito e mestre em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Hugo Alexander Pereira, lembra que esse tipo de ocorrência vem acontecendo mesmo com a Lei Seca, o que pode estar relacionado à falta de fiscalização.

Na avaliação do especialista, é preciso estimular campanhas de educação em conjunto com bares e restaurantes para que a pessoa que ingeriu bebida alcoólica retorne para casa de carona. Ele também comenta que a cidade não encontrou a melhor forma de diminuir essas ocorrências.

A assessoria de imprensa da vereadora, informou, por meio de nota, que “Na noite de sábado (25) a vereadora Maria Leticia (PV) foi vítima de um acidente de carro em Curitiba após passar mal. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar (PM) e ninguém ficou ferido”. E ainda comunicou que a parlamentar foi encaminhada para a delegacia e segue aguardando no local na manhã deste domingo (26).

O advogado da vereadora informou a CBN Curitiba que ainda não deve comentar sobre o assunto.

A Câmara Municipal se manifestou por meio de nota:

Em resposta aos questionamentos da imprensa sobre a Vereadora Maria Letícia (PV), que teria sido detida pela Polícia sob a acusação de dirigir embriagada na madrugada deste domingo (26/11/2023), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) ressalta que o exercício do mandato parlamentar exige dos Vereadores uma conduta digna e responsável, com estrita obediência às normais legais e respeito aos princípios morais e éticos da sociedade.

Todo e qualquer ato que ofenda a legislação, em especial aqueles que coloquem em risco a incolumidade pública, serão investigados e responsabilizados na forma do Regimento Interno, sem prejuízo da apuração nas demais instâncias competentes.

A CMC informa que até o momento não recebeu nenhuma comunicação das autoridades e está à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Por fim, reafirma-se o compromisso deste Poder Legislativo Municipal com a segurança no trânsito e o respeito à vida de todos os curitibanos, o que exige a colaboração e a participação ativa de todos os cidadãos, especialmente dos seus representantes eleitos”.

Por: Vinicius Bonato e Marinna Prota