A requisição apresentada pelo vereador Dalton Borba (PDT) foi aprovada na Câmara Municipal de Curitiba. Na solicitação, o parlamentar pede que a prefeitura realize estudos técnicos e também de impacto financeiro e orçamentário para averiguar a possibilidade de redução ou manutenção do valor da tarifa do transporte coletivo da capital.

A proposta foi feita diante da aproximação do término do Regime Emergencial de Operação e Custeio do Transporte Coletivo, que acontece no fim deste mês e vigora desde maio de 2020, por causa da pandemia da Covid-19. A expectativa é que o preço da passagem de ônibus no município seja reajustado no mês de março. Nesse período também acontecem as negociações salariais entre o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) e empresas, que devem impactar no valor da tarifa.
Dalton Borba comentou que já houve redução de tarifa em outras cidades.

O vereador falou que o município precisa ter uma alternativa para a tarifa do transporte público e que essa redução pode favorecer a retomada econômica.

A passagem de ônibus no município custa R$ 4,50 e esse o valor está congelado desde maio de 2020, quando entrou em operação o regime emergencial do transporte coletivo, com o subsídio do município e também do governo do Estado para as empresas de ônibus.
A preocupação com a tarifa de ônibus também motivou a ida do Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a Brasília, em dezembro do ano passado. Com o intuito de conseguir aporte no para transporte público da capital paranaense, Greca foi à Câmara dos Deputados pedir ajuda do Governo Federal.

A CBN entrou em contato com a URBS para comentar a proposição do vereador Danton Borba, mas o órgão disse que o município não comenta propostas em tramitação.