A Câmara dos Vereadores de Curitiba (CMC) enviou uma sugestão para a prefeitura da capital para extinguir os radares de 40 km/h. De acordo com o vereador que fez o pedido, Eder Borges (PP) os radares nesta velocidade não tem efetividade educativa.

Nas ruas os motoristas pontuam que as multas são comuns e que a variação de velocidade acaba confundindo muita gente, como o motorista de aplicativo Gilmar Fernandes.

Já Wilson José Roessler que também trabalha como motorista, conta que já pagou várias multas em radares de 40 km/h.

Na capital, de acordo com um levantamento feito pela CBN Curitiba, no portal do trânsito, existem 52 redutores de velocidade de 40 km/h. A prefeitura afirmou em nota que “o objetivo das lombadas eletrônicas é reduzir a velocidade em um ponto específico da via. Por isso, os equipamentos foram instalados próximos aos polos geradores de tráfego em que há travessias de pedestres, como escolas municipais, centros de educação infantil, postos de saúde, entre outros”.

A prefeitura também pontuou que em 2022 quando houve a vigência de um novo contrato para a manutenção e instalação de radares, foram feitas trocas “dos equipamentos antigos por mais modernos, com maior grau de precisão e de manutenção fácil”.

O ouvinte da rádio CBN Curitiba, Renato do Abranches, pontuou que na Rua Mateus Leme, próximo ao parque São Lourenço, um radar foi substituído por uma lombada elevada e “a consciência da velocidade moderada pelos motoristas que trafegam neste trecho continuou a mesma”. Para ele, “se a preocupação fosse mesmo a orientação e economia aos cofres públicos, inúmeros radares poderiam ser eliminados com construção de lombada”.

Segundo o mestre em Engenharia de Transportes, Hugo Alexandrer, professor da Universidade Positivo, a definição das velocidades máximas permitidas e a inclusão de radares depende de critérios de legislação e estudos técnicos.

Ainda segundo o especialista, a redução de velocidade aumenta as chances de sobrevivência de vítimas de atropelamentos. Só no primeiro semestre deste ano, 165 pessoas foram atropeladas em Curitiba, segundo o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).