O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) condenou o vereador da cidade de Pinhais, Joãozinho Ribeiro (MDB), a oito anos e seis meses de prisão em regime fechado por operar um esquema de rachadinha. A decisão, publicada em 22 de setembro, considerou que funcionários do parlamentar eram obrigados a realizar repasses em dinheiro de empréstimos consignados realizados em bancos e de salários.

Na decisão, o magistrado Mário Helton Jorge apontou que ficou comprovado que os assessores que não fizessem os repasses eram ameaçados de exoneração de seus cargos e que o vereador exigia, para ele e para a família, vantagem indevida por pedir o repasse de parte dos salários. A esposa, Jurema Aparecida Carros Ribeiro, e o filho, Israel Carros Ribeiro, seriam beneficiados pelo esquema.

O filho do vereador foi condenado a sete anos e dois meses em regime semiaberto e multa. A esposa, a oito anos e seis meses em regime fechado. A decisão cabe recurso e o parlamentar, além da mulher e do filho, respondem em liberdade.

A reportagem da CBN Curitiba conversou com o vereador sobre o caso. Confira o posicionamento: