A liberação da BR-376, após quase 10 dias de interdição por conta de um deslizamento de terra sobre a rodovia, foi motivo de alívio para os vendedores ambulantes que comercializam produtos na praça de pedágio em São José dos Pinhais.

Durante o bloqueio, muitos motoristas deixaram de circular pela região, o que diminuiu, de maneira considerável, o número de clientes para esses comerciantes.

Em 28 de outubro, um deslizamento atingiu caminhões e carros durante uma chuva na região de Guaratuba. Duas pessoas morreram e outras seis ficaram feridas. Por conta dos trabalhos de limpeza e reparos das pistas, o trânsito de veículos foi bloqueado por nove dias. Por conta disso, boa parte dos motoristas que circulavam pela rodovia tiveram que procurar outras alternativas para chegar a Santa Catarina.

Para Tatiana Darc, que é vendedora, a interrupção do tráfego em parte da BR-376 prejudicou o movimento na área onde passavam os clientes que poderiam comprar seus produtos. A situação ficou bastante crítica no período em que o fluxo de veículos diminuiu por conta do bloqueio.

José Paschoal também vende alimentos e acessórios na praça de pedágio, e disse que o bloqueio foi um grande problema para a sua renda durante os dias em que não houve tráfego de veículos na região devido à interdição.