Menos de um mês após temporais causarem muitos transtornos em várias cidades litorâneas do estado, voltou a chover forte nesta terça-feira (13).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, um temporal acompanhado de ventos fortes destelhou 200 casas na cidade de Guaratuba. Também foram registradas quedas de galhos e árvores. Um ponto de ônibus chegou a ser atingido por galhos e um muro também caiu. Além disse, houve queda de poste.

No município de Paranaguá, também foram atendidas ocorrências de queda de árvores, galhos e também de uma torre de comunicação. Segundo a prefeitura da cidade, a torre despencou sobre uma casa. Ninguém ficou ferido, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

A cidade de Matinhos não registrou situações graves, de acordo com a prefeitura. Choveu forte durante 20 minutos em alguns pontos do município, no período da noite. Algumas ruas ficaram alagadas, mas não causaram transtornos. No decorrer da madrugada, a chuva diminuiu e permanece com menor intensidade na manhã desta quarta-feira (14).

Ainda segundo a prefeitura de Matinhos, os pontos críticos seguem sendo monitorados, mas não houve registro de atendimentos à população.

A prefeitura de Pontal do Paraná, não repassou informações sobre os temporais que atingiram a cidade.

A tempestade que atingiu o Litoral do Paraná foi causado por uma frente fria que chegou ao estado na tarde de quarta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alertas amarelo e laranja para o estado, na manhã de terça-feira (13).

Chuvas de Janeiro

Lembrando que Guaratuba foi um dos municípios mais castigados pelos temporais que atingiram a faixa litorânea por cerca de uma semana, no fim de janeiro. Em apenas seis dias, choveu mais de 519 mm na cidade. Ao todo, 80 pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para abrigos municipais no fim de janeiro.

Orientações

A orientação é que moradores e veranistas fiquem atentos aos alertas emitidos pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Para isso, basta enviar um SMS com o CEP da residência para o número 40199.