Pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) para medir o desempenho das vendas neste Dia dos Pais no Paraná aponta para uma pequena queda no consumo em relação ao mesmo feriado do ano passado. O levantamento, feito pelo grupo Datacenso, mostra que o desempenho das vendas apresentou uma queda de 3,6%, atribuída à redução do poder de compra do consumidor, seguido pelo cenário político-econômico atual. A pesquisa ouviu 604 empresários paranaenses nos dias 16 e 17 de agosto. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21).

Otimismo com os negócios

A pesquisa aponta ainda que 60% dos comerciantes estão animados quanto ao rumo do seu negócio para os próximos meses. Os empresários mais otimistas são os de Guarapuava (66%), Londrina (64%) e Francisco Beltrão (64%). Os mais preocupados com a evolução do cenário econômico são os de Cascavel (45%) e Curitiba (43%).

Economia

Quanto a expectativa em relação à economia, a maior parte dos comerciantes paranaenses está preocupada, principalmente os de Maringá (70%) e Cascavel (65%). Há uma parte significativa que está animada, sobretudo os de Ponta Grossa (32%). E o índice do “desanimado” é maior em Francisco Beltrão, seguido por Curitiba.

Canal de vendas

Segundo o estudo, para promover as vendas e fidelizar clientes, os comerciantes paranaenses realizam descontos e promoções (para 34%). Em segundo lugar aparece a divulgação das novidades (33%), seguido de ações de marketing em redes sociais (30%). Os canais mais utilizados neste Dia dos Pais foram Instagram (69%) e WhatsApp (61%), e-commerce/site da loja (31%).

Formas de Pagamentos

Em relação às formas de pagamento dos presentes para o Dia dos Pais, a maioria dos consumidores optou pelo pagamento a prazo com cartão de crédito (53%), seguido por à vista com cartão de crédito (15%), à vista no PIX (14%), à vista no débito (12%) e crediário de loja (6%).

* Com informações da Faciap