O varejo paranaense acumulou alta de 4,24% no primeiro trimestre do ano, conforme dados da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O setor de maior destaque foi vestuário e tecidos, com elevação de 39,12%.

O segmento de calçados teve aumento de 37,11% nas vendas na comparação com o mesmo período de 2021 e também apareceu como exemplo de desempenho nos primeiros meses de 2022.

O ramo de óticas, cine-foto-som também teve bom desempenho no mês de março na comparação com o mesmo mês de 2021, com aumento de 48,44%, bem como as lojas de departamentos, com elevação de 36,66%.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os resultados atenuam as perdas sofridas por esses ramos ao longo da pandemia.

Com isso, há favorecimento de setores que anteriormente foram afetados pelo isolamento social e a necessidade de home office. Segundo Schimidt, com a maior circulação de pessoas, diferentes segmentos do comércio passaram a registrar mais vendas.

De modo geral, o comércio cresceu 10,61% na variação anual. Apenas os setores de farmácias e supermercados apresentaram redução, diante do abrupto aumento da demanda por medicamentos e artigos de primeira necessidade durante os meses mais críticos da crise sanitária.

Já na comparação com fevereiro, o volume comercializado pelo varejo foi 11,57% maior, com ênfase nos setores de farmácias (21,61%), concessionárias de veículos (19,03%) e materiais de construção (10,39%). Entretanto, o crescimento da receita está associado aos novos preços de venda dos produtos em decorrência da inflação alta disseminada em vários setores, de acordo com Rodrigo Schmidt.

Na análise regional, o levantamento da Fecomércio mostra que, no acumulado do ano, o comércio de Ponta Grossa teve a maior alta estadual, com crescimento de 5,51%. A região de Maringá apresentou crescimento de 5,35% no acumulado de janeiro a março e elevação de 10,05% ante março de 2021. O comércio de Curitiba e Região Metropolitana registrou alta de 5,17% no primeiro trimestre e avançou 15,23% sobre março do ano passado. Em Londrina, as vendas foram 4,14% superiores no acumulado do ano e 2,32% maiores quando comparadas ao mesmo mês de 2021.

No Sudoeste, o varejo superou em 4% a soma de janeiro a março do ano passado e impressionantes 26% sobre março passado. Para completar, a região Oeste apresentou ligeiro aumento de 0,71% no acumulado do ano e ampliação de 5,78% na comparação com março de 2021.