Conhecido como o Santo casamenteiro, Santo Antônio faz parte das celebrações católicas no mês de junho e atrai fiéis em todo o país para a compra do tradicional bolo de Santo Antônio na expectativa de encontrar o Santo. Em Curitiba, as quermesses que também remetem à Festa Junina já começaram em diversas igrejas.

Na Paróquia Bom Jesus dos Perdões, as vendas começaram em 31 de maio. A praticamente uma semana do dia de Santo Antônio, muita gente já comparecia no local para comprar o bolo. O frei, Evaldo Ludwid, comentou sobre a tradição que move os fiéis e disse que serão 41 mil medalhas de Santo Antônio distribuídas nos bolos desse ano.

No ano passado, foram mais de 22 toneladas do bolo apenas nessa paróquia e a expectativa é de um número parecido nesse ano. Para isso, a produção conta com cerca de 200 voluntários.

Uma das responsáveis pela produção é a Nora Conceição dos Santos. Ela está por trás da cozinha desde o primeiro bolo feito pela Paróquia Bom Jesus. Segundo ela, a tradição segue a mesma e afirma que já viu diversos pedidos dos fiéis.

Uma das testemunhas da fé é a Ana Barbara, ela comprou o bolo nesse ano e contou que o seu casamento foi fruto de Santo Antônio.

Além disso, a venda do bolo é acompanhada pela produção de pinhão, pastel, cachorro quente e quentão, todos típicos da Festa Junina. E para quem quer curtir sem sair da dieta, tem até lojas produzindo bolo de Santo Antônio Fit. Essa é a ideia da Patrícia Lion, fundadora da TASTY. Ela contou que o bolo com receita mais saudável é pedido dos clientes.

Para os católicos, o mês de junho é marcado pelas celebrações de Santo Antônio, São João e São Pedro. Junto com esse período começam as populares festa juninas que celebram com dança e comidas típicas.

Confira a programação para compra do bolo de Santo Antônio em Curitiba:

  • Paróquia Imaculada Conceição: 7 até 13 de junho
  • Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém: 7 até 9 de junho após missas; 11 à 14 de junho durante expediente e após missas; 15 e 16 de junho após missas.
  • Paróquia Sagrada Família: 13 à 16 de junho
  • Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões: até 13 de junho
  • Paróquia Santo Antonio do Uberaba – Todos os dias até 13 de junho e também nos dias 15 e 16.
  • Santuário Nossa Senhora do Carmo: 8 até 13 de junho
  • Santuário São José do Capão Raso: 8 até 13 de junho