Existem pessoas que fazem diferença no mundo e uma delas é o Diego Saldanha. Ele é morador de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, e ficou conhecido como o criador da Ecobarreira. O aparato feito com galões de água, barra a sujeira do rio Atuba, que passa nos fundos da casa dele. Agora o Diego criou outro utensílio para limpar a areia da praia.

A eco peneira foi elaborada para retirar o lixo que fica na superfície da areia da praia. A ideia surgiu após Diego Saldanha, que frequenta o litoral paranaense todos os anos, perceber que durante a virada de ano a praia sempre fica repleta de lixo descartado indevidamente.

Diego disse que não tem ideia de quanto lixo retirou da praia, mas afirmou que ficou surpreso e triste com alguns materiais que encontrou na areia.

Para Diego falta cultura e conhecimento para que as pessoas repensem o descarte de lixo.

Diego Saldanha é vendedor de frutas e sempre se preocupou com o meio ambiente. Ele disse que a publicação do vídeo da eco peneira viralizou e já vendeu o equipamento para várias regiões litorâneas do país.

Ele ficou conhecido como o criador da Ecobarreira e já ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Diego falou sobre o sonho de viver dos projetos ambientais e contou como tudo começou.

Segundo a Sanepar, entre 17 de dezembro e 1º de janeiro foram recolhidas 141 toneladas de resíduos nas praias do litoral do Paraná.