As aulas na rede municipal de ensino começam em aproximadamente três semanas, no dia 20 de fevereiro, mas muitos pais ou responsáveis por alunos já estão em busca de transporte escolar. Uma dica importante é verificar se o prestador de serviço que vai ser contratado é autorizado pelo município.

O gestor da Área de Mobilidade Comercial da Urbs, Alessandro César de Souza Alves, disse que o transporte escolar da cidade é acompanhado de perto pela gestão municipal.

Alessandro Alves listou quais são as exigências feitas pela Urbs para que os motoristas possam atuar em Curitiba.

A Urbs controla o serviço no município e faz a emissão de licenças, além de fiscalizar o trabalho dos motoristas, acompanhar capacitação e vistoria dos veículos. Ao todo, são 1032 licenças emitidas para o transporte escolar, entre vans, kombis, micro-ônibus e ônibus.


SAIBA MAIS:


Uma das orientações para pais ou responsáveis é em relação ao Certificado Cadastral do Condutor, que pode ser exigido por quem contrata o serviço. O certificado é um documento concedido aos motoristas profissionais que têm mais de 21 anos de idade, habilitados nas categorias “D” e “E”, que tenham pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e curso específico de condutor. Além disso, os pais devem observar alguns detalhes, como explicou o gestor de Mobilidade da Urbs.

De acordo com a Urbs, todos os veículos passam por duas vistorias anuais obrigatórias, feitas a cada seis meses, para que os condutores possam receber a autorização de serviço. Qualquer irregularidade pode ser denunciada pelo telefone 156.

O transporte escolar é um serviço regulamentado e com licenciamento obrigatório por lei federal.

A lista com todos os profissionais devidamente autorizados a prestar o serviço de transporte escolar, na capital, pode ser encontrado no site da Urbs.

A pesquisa está disponível por bairros, basta clicar no local de interesse para ter acesso ao número de identificação do veículo, nome do permissionário e telefone de contato.