Os principais municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) também já iniciaram a vacinação das crianças, com e sem comorbidades, de 05 a 11 anos. No entanto, em algumas cidades a vacinação está mais avançada do que em outras.

A preocupação em algumas cidades é com a proximidade do retorno às aulas presenciais, tanto na rede municipal, quanto na estadual e ensino particular.

Em São José dos Pinhais, o maior município da RMC, por exemplo, a vacinação das crianças com comorbidades ou deficiências permanentes, começou no dia 19 de janeiro, mas, somente nesta quarta-feira (26) iniciou a vacinação de crianças, com 11 anos completos, sem comorbidades.

A vacinação deste público acontece em oito pontos de imunização disponibilizados pela prefeitura. Esses locais podem ser conferidos tanto no site da prefeitura de São José dos Pinhais, quanto nas redes sociais do município.

Já em Pinhais, a vacinação é realizada conforme agendamento e preenchimento obrigatório de um formulário para cadastrar a criança que vai receber a primeira dose do imunizante.

No município são vacinadas as crianças de 05 a 11 anos, com comorbidades, e de 09 a 11 anos, sem comorbidades.

Em Almirante Tamandaré, a vacinação de crianças de 05 a 11 anos, com comorbidades ou deficiência permanente, aconteceu entre os dias 19 e 21 de janeiro.

Já a vacinação de crianças com 11 anos, sem comorbidades, foi iniciada na segunda-feira (24). No município também é feito um pré-cadastro disponibilizado no site da prefeitura. A aplicação das doses pediátricas acontece nas unidades CAPS-AD, Cachoeira, Tamboara e Tanguá.

Na cidade de Fazenda Rio Grande, são vacinadas, nesta quarta-feira, crianças de 08 a 11 anos, sem comorbidades e de 05 a 11 anos, com comorbidades.

A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde do município entre 8h30 e 11h30 e das 13h às 15h30. Nesses locais, são distribuídas senhas para os períodos da manhã e da tarde como forma de melhorar o fluxo de vacinação.

Já em Colombo, a vacinação das crianças com comorbidades, deficiências permanentes ou imunossuprimidas foi iniciada no dia 19 de janeiro e continua acontecendo.

No entanto, a vacinação de crianças sem comorbidades ainda não foi iniciada. Conforme a prefeitura, a previsão é que crianças com 11 anos, sem comorbidades, sejam vacinadas a partir desta quinta-feira (27).

O médico infectologista, Moacir Pires Ramos, ressalta que os casos de infecção pela Covid-19 em crianças e adolescentes devem aumentar nas próximas semanas e, por isso, há uma certa preocupação com o retorno das aulas, previstas para o início de fevereiro.

Curitiba

Em Curitiba, a vacinação das crianças, sem comorbidades, está mais avançada. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre esta quarta e sexta-feira (28) serão vacinadas crianças nascidas entre os anos de 2012 e 2014.

A SMS orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já, essa ação agiliza o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas. 

No dia da vacinação é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável para a assinatura do termo de consentimento.