A vazão das Cataratas do Iguaçu atingiu um novo índice expressivo nesta sexta-feira (13). A quantidade de água circulando no local chegou a 10,7 milhões de litros por segundo. Por conta disso, o acesso à passarela precisou ser interrompido para garantir a segurança dos visitantes. A cheia do Rio Iguaçu, provocada pelas fortes chuvas no Paraná, é o motivo do aumento do volume.

O Parque Nacional do Iguaçu informou que o volume padrão da vazão é de 1,5 milhão de litros. A quantidade registrada é sete vezes maior que o comum. A administração do local disse que os mirantes seguem liberados e que o acesso para a passarela pode ser retomado quando a vazão diminuir. A enxurrada de água no local chamou a atenção de turistas que visitam o parque.

 

 

A expectativa é de que durante todo o feriado a vazão siga acima da média. As Cataratas do Iguaçu seguirão abertas durante o recesso, iniciando as atividades uma hora mais cedo, de 8h às 16h. O volume recorde de água no local foi registrado em 2014, quando o fluxo chegou a 47 milhões de litros por segundo.