Vencedor da medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima participa neste sábado (20) da 18ª Corrida Noturna Unimed Curitiba. Com largada às 20h30, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a prova tem percursos de 5km e 10km. “A Corrida Noturna tem uma proposta de superação e de mudança de vida que tem muita relação com a minha história como maratonista. Por isso, aceitei o convite para participar da prova com o objetivo de influenciar outras pessoas a começar a correr”, afirma este paranaense de Cruzeiro de Oeste.

Na maratona que o tornou conhecido mundialmente, Vanderlei estava em primeiro lugar à sete quilômetros do final, mas foi empurrado por um espectador, que invadiu a pista. Quando conseguiu voltar para a corrida, com auxílio de outro espectador, o atleta paranaense perdeu duas posições. No entanto, ao entrar no estádio Panatenaico, Vanderlei foi aplaudido como se tivesse conquistado a medalha de ouro.

Ainda em Atenas, Vanderlei recebeu do Comitê Olímpico Internacional (COI) a Medalha Barão de Coubertin, que é entregue a atletas considerados exemplos de espírito esportivo. O maratonista venceu também duas edições dos Jogos Pan-Americanos: em Winnipeg, no Canadá (1999): e em Santo Domingo, na República Dominicana (2003).