Valor errado na cobrança do IPVA 2023 tem exigido paciência de alguns contribuintes. E o que diz a Secretaria da Fazenda?
O ouvinte da rádio CBN Curitiba, Valdori Martins, relatou que pagou R$ 3.456 pelo IPVA 2023 de um Nissan Sentra. Contudo, após o pagamento percebeu que a Secretaria da Fazenda havia diminuído o valor cobrado para R$ 2.990. Valdori entrou em contato com a Secretaria para saber qual o procedimento, pois já havia quitado o débito com valor divergente.
Segundo Valdori, a informação recebida foi que ele precisa esperar 90 dias para o caso ser avaliado e então a ser ressarcido.
Valdori Martins disse que percebeu que esse erro no valor do IPVA não aconteceu apenas com o carro dele.
Procurada, a Secretaria da Fazenda informou que fez um levantamento e encontrou casos pontuais e isolados. A assessoria da Secretaria disse que pode haver inconsistências, pois o IPVA é lançado com base no valor que a FIPE repassa, mas que essa situação não é comum.
O órgão ressaltou que o total da frota tributável lançada para 2023 é de 4,62 milhões veículos e que foram identificados apenas algumas faixas com erros na base dos valores.
A Secretaria da Fazenda reforçou que caso alguém perceba essa divergência no valor do IPVA, o contribuinte deve entrar em contato com a Receita Estadual pelo portal do IPVA. Por lá, o proprietário do veículo tem a opção de ingressar com um pedido de revisão.
Segundo a Secretaria, a restituição leva em média cerca de 90 dias em razão de toda a avaliação do processo.
Segundo a Secretaria, a restituição leva em média cerca de 90 dias em razão de toda a avaliação do processo.