No Paraná, mais de 166 mil candidatos devem participar da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (05). Em Curitiba são 37 mil estudantes. A segunda fase está marcada para 12 de novembro.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. A prova começa às 13h30 e vai até 19h. O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos.

Nesta primeira fase os participantes responderão 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas, além da redação.

Transporte

A Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade, vai reforçar as principais linhas de ônibus que dão acesso aos locais de prova.

A linha 815-Reforço Tuiuti, que não opera aos domingos, terá uma operação especial para viagens de ida e volta do Terminal Campina do Siqueira à Universidade Tuiuti, conforme demanda de passageiros, até o término do evento.

A Urbs também vai colocar à disposição dos estudantes a linha especial Unisantacruz, para viagens de ida do Terminal Capão Raso à Unisantacruz.

Adiamento prova

Os alunos residentes em cidades impactadas pelas fortes chuvas no Paraná vão poder realizar o Enem em uma data diferente. A decisão é do INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e atende a um pedido da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

O Inep alegou que as situações serão analisadas caso a caso e que os inscritos que eventualmente não puderem comparecer ao local designado no dia do Exame ou que se sintam prejudicados devido à situação das chuvas e inundações ocorridas no Estado do Paraná precisam solicitar a reaplicação.

O Inep vai disponibilizar, na página do participante uma aba específica para que esses inscritos realizem a solicitação e submetam seus pedidos para análise. Os casos serão avaliados individualmente e os fatos serão verificados junto à instituição aplicadora.

Ainda segundo o Inep, o sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro, e, caso fique comprovado que houve prejuízo, o participante poderá realizar as provas em outra data: 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente.

Com informações do INEP, SEED e Prefeitura de Curitiba.