Com o verão, o hábito de encher e esvaziar a piscina, principalmente as plásticas, sem tratar a água tem se tornado um dos grandes vilões do desperdício de água. Uma piscina de 5 mil litros, por exemplo, é o suficiente para abastecer uma família de até quatro pessoas por 15 dias. Segundo a Sanepar, a troca dessa água duas vezes, só em um final de semana, já pode significar o gasto do mês inteiro, num processo que pode elevar a conta, trazendo um susto no fim do mês.

O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, explica que, para evitar o desperdício com a piscina, é importante deixá-la coberta quando estiver fora de uso. Para tratar a água da piscina, é necessário o uso diário de uma colher de sopa de água sanitária para cada mil litros de água.

O uso racional da água nos imóveis é uma das ações mais importantes durante o verão, principalmente no Litoral, que recebe uma grande quantidade de turistas para as festas de final de ano e para a temporada de férias.

Outra recomendação é encher as piscinas antes das 10 horas da manhã ou à noite, depois das 22 horas, fora dos horários de consumo elevado.