De acordo com o painel de monitoramento da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, Curitiba tinha até esta segunda-feira (15) 29% do público alvo da dose bivalente imunizado. Foram aplicadas 454.444 vacinas. De acordo com a secretária Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, Beatriz Batistella, os imunizantes não estão mais disponíveis para a população em geral.
Agora, os estoques na capital paranaense estão baixos e restam apenas 222 doses da bivalente. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde concentrou a vacinação para o público prioritário, com 12 anos ou mais, nas Unidades de Saúde Santa Rita, Dom Bosco, Bairro Novo e Umbará I.
Outras 3.280 doses, destinadas ao público prioritário que têm de 5 a 11 anos, foram concentradas em dez unidades de saúde para facilitar a busca dos usuários, a partir desta terça-feira (16). O endereço dos locais onde os pais podem levar as crianças e adolescentes está disponível no site Imuniza Já.
A secretária de Saúde explica que a baixa disponibilidade de imunizantes em estoque se deve a um atraso na aquisição de doses por parte do Ministério da Saúde, que é quem compra e faz a distribuição das vacinas.
A pasta disse que vai aplicar as vacinas até o fim dos estoques e depois deve aguardar uma nova distribuição por parte do governo federal. O Ministério da Saúde afirma que está em fase final das tratativas para a aquisição de novas doses, mas ainda não há previsão.