Os principais municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) seguem com a vacinação das crianças de 05 a 11 anos. Em Almirante Tamandaré, o secretário de Saúde João Gustavo Kepes Noronha, afirma que a vacinação segue bastante adiantada, com atendimento em quatro unidades de saúde, com tempo médio de espera de 10 minutos a uma hora, dependendo do dia.
Em São José dos Pinhais, maior município da RMC, mais de 14 mil pequenos já foram imunizados, conforme levantamento da secretaria municipal de saúde. A prefeitura segue realizando a aplicação em oito pontos da rede pública de saúde e pretende atingir o público-alvo de 20 mil crianças até dia 21 de fevereiro, como explica Adriana Lima, coordenadora da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em São José dos Pinhais.
Já em Colombo a preocupação tem sido a baixa procura pelos imunizantes por parte dos pais. Marilda França Gimenes Zanoni, secretária de Saúde do município afirma que mesmo com os esforços a vacinação está abaixo dos 50% do público-alvo.
Em Araucária, município que vem enfrentando a mesma situação com a baixa adesão da vacinação, o Ministério Público fez uma recomendação para a prefeitura, para que fizesse a busca ativa dos pais das crianças e que os conselheiros tutelares atuassem auxiliando na identificação daqueles que se recusam a garantir o direito da criança e do adolescente ao imunizante.
No mesmo sentido, a prefeitura de Pinhais também recebeu a recomendação do MP, e segue com a adesão baixa, com o percentual de 46,27% de crianças imunizadas. A secretária de Saúde, Adriane Carvalho, detalha que foi aberta a vacinação para o público infantil, sem agendamento e que acompanha de perto a situação das crianças não imunizadas.
Em Fazenda Rio Grande, a vacinação de crianças de 05 a 11 anos está suspensa por falta de doses. A prefeitura comunicou que a partir desta quinta-feira aguarda um novo lote de vacinas para reiniciar a imunização dos pequenos.