De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o ritmo de vacinação contra a Influenza ainda está lento em Curitiba. Conforme dados da pasta, aproximadamente 30% do público-alvo tomou o imunizante, o que corresponde a cerca de 211 mil pessoas, de um total de quase 700 mil, que fazem parte desse grupo prioritário para o qual a vacina é destinada.
A secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, afirmou que os índices de imunização contra a gripe estão parecidos com os da vacina bivalente, que da mesma forma está na faixa de 30%. A secretária também falou sobre a necessidade de tomar as duas vacinas todos os anos.
As reações dos imunizantes variam de pessoa para pessoa, mas atualmente há poucos efeitos colaterais ao tomar as duas vacinas ao mesmo tempo. Inclusive, a vacina contra a gripe e a bivalente anticovid podem ser tomadas simultaneamente.
Beatriz Battistella explicou que é preciso divulgar a importância da vacinação contra todas as doenças, especialmente contra a Covid-19, que já está na versão atualizada do imunizante e à disposição das pessoas acima de 30 anos.
Atualizar o calendário vacinal anticovid torne-se ainda mais primordial, pois os casos graves da doença continuam acontecendo, como destacou a secretária de Saúde de Curitiba.
Os imunizantes contra gripe e anticovid estão disponíveis em 106 Unidades de Saúde da capital paranaense, que funcionam das 8h às 17h.