Neste Dia Nacional da Imunização (09), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba vai realizar a vacina contra a gripe em dez terminais de ônibus, são eles: Campina do Siqueira, Bairro Alto, Cabral, Boqueirão, Pinheirinho, CIC, Tatuquara, Portão, Capão da Imbuia e Sítio Cercado.
SAIBA MAIS:
- Curitiba: unidades de saúde abrem para vacinação neste sábado; saiba quais
- Campanha de Vacinação nas Escolas teve mais de 160 mil carteirinhas avaliadas e 86 mil doses aplicadas
- Vacina causa gripe? Enfermeira de clínica curitibana esclarece essas e outras dúvidas
Segundo a Prefeitura, as equipes da SMS aplicarão as vacinas nos horários de maior movimento, das 18h às 20h. É importante ressaltar que a vacina está disponível para toda população com 6 meses ou mais.
Vacinação 2025
Neste ano, a vacinação foi iniciada no dia 1º de abril, destinadas inicialmente para o público prioritário, visando proteger os mais vulneráveis aos quadros gripais. A dose que protege contra a influenza foi liberada para todos no dia 10 de maio.
Além das 107 Unidades de Saúde, foram realizados atendimentos em locais públicos e de grande circulação de pessoas.
Ao todo, foram aplicadas mais de 405 mil doses da vacina e, no dia 1º de junho, a prefeitura informou ter atingido 43% do público de rotina (pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes) imunizados. A meta é chegar a 90%.
Função das vacinas
O Dia Nacional da Imunização tem como objetivo divulgar a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva.
Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. Ao entrarem no organismo, as vacinas, que possuem moléculas mortas ou atenuadas, fazem com que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, tornando o corpo imune a eles e às doenças que eles causam.
*Com informações da Prefeitura
Por: Matheus Chermont, com supervisão de Joyce Carvalho








