A partir desta segunda-feira (6), pessoas entre 30 e 39 anos podem receber a vacinação contra a gripe. A liberação e convocação de todas as faixas etárias foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS) para que seja aumentada a cobertura vacinal contra a Influenza na cidade neste período em que o vírus circula com maior intensidade.

Nesta segunda-feira, podem procurar as Unidades de Saúde pessoas entre 30 e 39 anos. A partir de quarta-feira (8), a vacinação será ofertada também para as pessoas entre 20 e 29 anos.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe estava prevista para ser encerrada na última sexta-feira (3). No entanto, com a baixa procura pela imunização, ela foi prorrogada até o dia 24 de junho.

Na capital paranaense, por exemplo, apenas 55% dos idosos com mais de 60 anos e 24% das crianças, entre seis meses e cinco anos incompletos, receberam a vacinação. O índice está bem abaixo do que o estipulado pelo Ministério da Saúde que é de 90% da imunização desses públicos.

Até a última sexta-feira, Curitiba havia aplicado quase 560 mil doses da vacina contra a gripe, tanto em pessoas dos grupos prioritários da campanha quanto na população em geral.

O alerta principal vai justamente para esses públicos, pois, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esses grupos são prioritários justamente por serem populações mais vulneráveis a desenvolver quadros graves da doença, como internamentos e morte.

A SMS orienta ainda que pessoas que tiveram doenças respiratórias, Covid-19 inclusive, devem aguardar o completo reestabelecimento de sua saúde para tomar a vacina contra a gripe. Além disso, crianças de 5 a 11 anos devem aguardar um intervalo de 15 dias entre a dose da vacina anticovid e a vacina contra a gripe.

A vacinação contra a gripe é ofertada em 107 Unidades de Saúde, das 8h às 17h. Os locais podem ser consultados pelo site ou aplicativo Saúde Já para celular.