Crianças e profissionais de saúde fazem parte do primeiro grupo convocado pela Secretaria de Saúde de Curitiba (SMS) para tomar o imunizante contra a influenza, a partir desta segunda-feira (25).
O início da campanha de vacinação contra a gripe disponibiliza doses para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias e também para os trabalhadores da Saúde da rede municipal.
Na manhã desta segunda-feira, quem procurou a vacina na Unidade de Saúde Mãe Curitibana não encontrou fila.
Gabriela Menegola, mãe do pequeno Felipe, de 2 anos, chegou cedo para garantir o imunizante do filho e atualizar a carteirinha de vacinação.
A importância da vacinação e a preocupação com as outras pessoas também foi destacada por Gabriela Menegola, que deixou um recado para mães.
SAIBA MAIS:
- Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25)
- Vacina contra a gripe já está disponível nos laboratórios particulares de Curitiba
- Vacinação: médica alerta para aumento da circulação de vírus respiratórios em Curitiba
Para os pequenos convocados, pais ou responsáveis podem procurar uma das unidades de saúde de Curitiba. A prefeitura pede que as pessoas evitem buscar a vacinação apenas nas unidades centrais e priorize as demais.
Já os trabalhadores da rede municipal de Saúde recebem as vacinas diretamente nos locais de trabalho.
Alcides de Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, falou sobre a antecipação da vacinação para o mês de março, já que a partir de agora os termômetros começam a registrar temperaturas cada vez mais baixas.
A prefeitura adotou o esquema de vacinação escalonada. Portanto, a partir de quarta-feira (27), a convocação será ampliada para os trabalhadores autônomos da Saúde ou que atuem em hospitais e outros estabelecimentos. Para esses profissionais, a vacinação será realizada no Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), na Rua Professor João Argemiro Loyola, 74, no Seminário, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 79 mil pessoas estão nesse primeiro grupo convocado em Curitiba. No entanto, a prefeitura informou que recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) uma primeira remessa com 66 mil doses e aguarda o envio de mais imunizantes para ampliar a vacinação para o público que faz parte do grupo prioritário.
A vacina aplicada nessa campanha está atualizada, ou seja, o imunizante contra a gripe oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. A vacina só é contraindicada para menores de 6 meses e também para pessoas que tiveram reação anafilática grave ao tomar doses anteriormente.
Para tomar o imunizante é preciso apresentar documento de identificação. No caso dos trabalhadores da Saúde é preciso também documentação que comprove a situação de inclusão no grupo prioritário.
As crianças convocadas para receber o imunizante contra influenza e que serão vacinadas pela primeira vez, devem completar o esquema com duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. As demais crianças, que já receberam, ao menos, uma dose da vacina contra influenza em anos anteriores, devem receber apenas uma dose este ano.
Outra orientação dada pela Secretaria Municipal de Saúde é para que os pais também aproveitem a oportunidade para realizar as vacinas de rotina dos filhos que, por ventura, estejam em atraso e assim colocar em dia a situação vacinal das crianças que ainda não foram completamente imunizadas contra outras doenças.
Em Curitiba, cerca de 665 mil pessoas fazem parte do público prioritário.
Atualmente, seis unidades de saúde estão fechadas para reforma na cidade. Portanto, as vacinas estão disponíveis em 103 postos de imunização nas 10 Regionais de Saúde de Curitiba. Os endereços e o horário de funcionamento desses locais estão no site Imuniza Já Curitiba, na aba locais de vacinação.