Após uma recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Paraná para que os municípios avancem com a vacinação contra a gripe para os idosos com 60 anos ou mais, muitas pessoas procuraram as unidades de saúde de Curitiba para receber a imunização, mas não conseguiram.

Esse foi o caso da Mery de Matos, de 61 anos, que foi até a Unidade Ouvidor Pardinho, na manhã desta quarta-feira (6).

Quem também passou pela mesma situação foi a Rosa de Oliveira, de 71 anos. No caso dela, quer tomar apenas a vacina da gripe.

Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estipulou faixas etárias para que a vacinação contra a gripe aconteça simultaneamente com a aplicação da segunda dose de reforço do imunizante contra a Covid-19.

A Superintendente de Gestão da SMS, Flávia Quadros, explica que a medida adotada em Curitiba é, justamente, para evitar que as pessoas mais idosas precisem se locomover várias vezes para se vacinarem.

Nesta quarta-feira, por exemplo, podem receber a vacina contra a gripe apenas os idosos nascidos até 1941. As doses aplicadas são trivalentes, atuando na proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Na quinta-feira poderão receber as vacinas pessoas nascidas em 1942 e na sexta-feira serão atendidos os nascidos em 1943.

Flávia Quadros ressaltou a importância de os idosos tomarem as duas vacinas, pois, esse é o público que mais registrou casos graves e mortes nos últimos anos.

Em Curitiba, são 10 pontos de vacinação contra a gripe e que aplicam também a segunda dose de reforço da vacina contra o novo coronavírus.

Além da unidade Ouvidor Pardinho, os imunizantes são aplicados também na Unidade de Saúde Parigot de Souza, no Sítio Cercado, Na Unidade de Saúde Vila Diana, no Abranches, na Unidade de Saúde Visitação, no Boqueirão, na Unidade de Saúde Camargo, no Cajuru, na Unidade de Saúde Cândido Portinari, no CIC, na Unidade de Saúde Vila Feliz, no Novo Mundo, na Unidade de Saúde Santa Quitéria II, no Santa Quitéria, na Unidade de Saúde Pinheiros, em Santa Felicidade, e na Unidade de Saúde Dom Bosco, no Campo de Santana.

O atendimento é das 8h às 17h. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto e CPF.