A Secretaria Municipal da Saúde reforçou, nesta segunda-feira (02), a convocação para que pais e responsáveis por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos levem seus filhos para se vacinar contra a dengue. A vacina está disponível em Curitiba, pelo SUS, desde o dia 19 de maio.

O público-alvo para a vacinação contra a dengue foi definido pelo Ministério da Saúde, levando em consideração estudos que mostram que esta é a faixa etária que mais tem complicações pela doença.

Curitiba tem cerca de 101 mil pessoas nesta faixa etária e recebeu até o momento 20.390 doses, mas apenas 3.740 foram aplicadas até 1 de junho.


SAIBA MAIS


Atualmente, o imunizante é oferecido em 79 unidades de saúde. Confira no site Imuniza Já a lista dos pontos de vacinação e os horários de funcionamento.

O imunizante fornecido é o Qdenga, do laboratório Takeda. Trata-se de uma vacina tetravalente, com vírus vivo atenuado. Estudos demonstram eficácia de cerca de 80% contra a doença, incluindo hospitalizações e casos graves.

São indicadas duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacina é recomendada independentemente de o paciente já ter tido ou não dengue anteriormente.

Com informações da Prefeitura de Curitiba