Laboratórios e centros de vacinas da capital já estão imunizando contra a gripe influenza. A reportagem da CBN Curitiba fez um levantamento com sete estabelecimentos particulares. Todos oferecem a vacina tetravalente, com cepas atualizadas, que também imuniza contra a variante H3N2.
Os laboratórios e centros receberam nas últimas semanas as primeiras doses. Os atendimentos estão sendo realizados de forma agendada. Os valores das doses variam de R$ 79,00 a R$ 100,00.

Em um das redes de farmácia de Curitiba as doses estão em estoque desde a segunda quinzena de março, diferente do mesmo período no ano passado, quando havia até fila de espera para comprar as doses.

Regina Molinari, diretora da rede Nissei comenta que até a própria indústria estava mais preparada para a campanha deste ano.

As vacinas contra a gripe influenza, aplicadas na farmácia podem ser tomadas a partir dos seis meses de idade e adultos sem limite de idade.

Alessandra Dezordi, coordenadora do serviço de atendimento farmacêutico da Rede Panvel, comenta que a procura está alta nas lojas da capital. A expectativa é aumentar quando as temperaturas caírem.

Na rede pública a campanha de vacinação iniciou oficialmente nesta segunda-feira (04). A campanha será realizada em duas etapas. A primeira vai até ao dia 30 de abril e tem como público-alvo idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde.

A partir do dia 2 de maio começará a segunda etapa e a vacinação será ampliada para outros grupos, como as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas.

Na capital, 600 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe, segundo Flavia Quadros, superintendente de gestão da Secretaria Municipal de Curitiba.

Neste ano há a possibilidade da aplicação da vacina contra a gripe em adultos no mesmo dia do imunizante contra a Covid-19. Não há problemas, segundo Flavia Quadros.