A vacinação em idosos acamados e moradores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) começa nesta segunda-feira (27). São 28 mil doses destinadas para este grupo. Este primeiro lote da vacina bivalente contra a covid-19, com mais de 200 mil imunizantes, foi recebido para a Campanha Nacional de Vacinação 2023, que também inicia nesta segunda-feira.

A secretaria explica que são considerados idosos acamados pessoas acima de 60 anos sem condição de mobilidade, que não se levantam para tarefas básicas, como banho ou necessidades fisiológicas.

O imunizante bivalente tem proteção contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa vacina, a pessoa precisa ter, pelo menos, duas primeiras doses do imunizante.

Pessoas responsáveis por idosos acamados que não são acompanhados pelo SUS Curitibano devem fazer o cadastro do idoso no Saúde Já. A SMS precisa identificar esses idosos para incluí-los nos roteiros das equipes dos Distritos Sanitários que farão a imunização.


De acordo com o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, as doses da vacina bivalente são específicas para grupos prioritários. Na primeira fase, estão incluídas as pessoas idosas acima de 70 anos, além daquelas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Com o recebimento de novas doses do imunizante bivalente, a Secretaria Municipal da Saúde vai ampliar o público-alvo e comunicar o chamamento.