Nesta época do ano é grande a circulação de veículos nas rodovias que cortam o Paraná, em especial aquelas que ligam o interior com o litoral. Com o movimento maior as autoridades ficam em alerta para a ocorrência de acidentes. Muitos causados pela negligência dos condutores, mas outros por falhas mecânicas. É aí que entram as áreas de escape: dispositivos de segurança instalados nas rodovias que ajudam a salvar vidas.

Em dez anos, mais de mil vidas foram poupadas, em mais de 600 entradas na área de escape na BR 376, na região de Guaratuba, litoral do Paraná. José Junior, gerente de operações da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho, afirmou em entrevista recente à CBN Curitiba, que apesar de simples, o dispositivo preserva inclusive os veículos.

Ele lembrou ainda que a maioria dos usos da área de escape são feitos por caminhões, mas há um destaque também para os ônibus de transporte.

José Junior fala também do conceito do dispositivo, de Rodovia que Perdoa”.

Segundo o gerente de operações da concessionária, as principais causas do acionamento das estruturas são a imprudência e o uso de freios de maneira equivocada.

Na BR 277, entre a capital e o litoral, há uma área de escape desde 2018, no km 37, trecho da Serra do Mar. Até 2020 ela já tinha sido acessada 40 vezes por caminhões em pane ou desgovernados. Desse total, 18 ocorrências foram por falhas nos sistemas de frenagem. Depois do fim das concessões do pedágio no Paraná, em 2021, os números pararam de ser atualizados, assim como o controle de uso do local. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal o dispositivo continua em operação.

No lote 2 do novo pedágio no Paraná, estão previstas obras de implantação de novas áreas de escape na BR-277, que tem tráfego intenso de caminhões.