O uso do cartão para pagamento no transporte coletivo reduziu 87% o número de assaltos em Curitiba. Mais de 80% das passagens, já são pagas por meio de cartão na capital.

O aumento do uso de cartões para pagamento da tarifa de ônibus de Curitiba, fez com que a circulação de dinheiro diminuísse durante as viagens. Isso ajudou a reduzir em 87% o volume de assaltos nos coletivos da capital, de 2019 a 2022.

Segundo levantamento da Urbs, com base nos boletins de ocorrência registrados pelas empresas de ônibus, a redução foi significativa. Em 2019, foram 834 assaltos. Em 2022, 103 ações desta natureza. Os valores substraídos também apresentam uma grande diferença. O prejuízo com os assaltos, em 2019, passou de R$125 mil reais. Em 2022, o montante reduziu para R$10,2 mil reais, o que representa queda de 91%.

Outra medida adotada para melhorar a segurança dos passageiros e a facilidade na hora de pagar, foi a aceitação do pagamento por meio de cartões de débito e crédito e celulares. A designer de sobrancelhas, Cristiane Cardoso, dificilmente anda com dinheiro na bolsa.

Silena Lopes, é cozinheira e se sente mais segura com o novo sistema.

Para fazer o cartão transporte, o usuário deve agendar o atendimento de forma online no site da prefeitura de Curitiba. Depois é só comparecer na data marcada em uma das unidades da Urbs, nas Ruas da Cidadania. É preciso levar um documento que tenha foto, CPF e comprovante de endereço. Menores de idade podem ter cartões, mas devem ser feitos pelos pais ou responsáveis legais.