A preparação das urnas eletrônicas para as eleições deste ano começam neste sábado (17). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), mais de 25 mil urnas serão preparadas, testadas e lacradas até o dia 26 de setembro.

As cerimônias de Carga e Lacração preparam as urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições 2022, que serão entregues na véspera das eleições em 4,7 mil locais de votação espalhados pelos 399 municípios paranaenses.

A cerimônia pública é realizada nos 154 fóruns eleitorais do estado. Portanto, todas as pessoas que tiverem interesse podem acompanhar.

Na capital a preparação de quase 4 mil urnas eletrônicas, que atendem 415 locais de votação na cidade, acontece no Fórum Eleitoral da capital, localizado na Rua João Parolin, 55, no bairro Prado Velho.

Conforme o TRE, o rito de carga e lacração é realizado após a Cerimônia de Geração de Mídias, na qual constam os dados das tabelas de partidos políticos, federações e coligações; eleitores; seções com as respectivas agregações; e candidatos com os respectivos números, nomes indicados na urna e fotografias.

As mídias são utilizadas para a carga da urna, para votação, para ativação de aplicativos da urna e gravação do resultado.

O Tribunal Regional Eleitoral convoca partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para acompanhar as cerimônias. Os representantes das entidades fiscalizadoras devem conferir os dados das urnas e a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados.

As Cerimônias de Geração de Mídias e Carga e Lacração seguem a resolução, que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em relação às regras, a partir deste sábado (17), nenhum candidato pode ser preso, a não ser em situações de flagrante.
Já os eleitores não podem ser presos cinco dias antes das eleições, a partir de 27 de setembro, exceto em caso de flagrante, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.

Lembrando que denúncias eleitorais podem ser enviadas pelo aplicativo Pardal. Pela interface as pessoas podem relatar casos de propaganda irregular e outras infrações eleitorais. Todos os conteúdos são encaminhados ao Ministério Público Eleitoral.

O dispositivo está disponível nas lojas de aplicativos móveis.