A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fazendinha foi reaberta nesta sexta-feira (16), após reforma que durou dois meses. Agora a unidade volta a atender casos de urgência e emergência por 24 horas, e deixa a retaguarda clínica do Hospital Municipal do Idoso. Desde novembro de 2020 foram atendidos mais de 3,5 mil pacientes.

O prefeito Rafael Greca conta que a reabertura traz um novo conceito de Saúde 4.1: um modelo de atendimento que incorpora tecnologia.

A unidade terá plantão de odontologia, raio-x clínico e odontológico e ecografias. Em 30 dias, a expectativa é de que tenha um ambulatório para pequenos procedimentos, em prédio anexo. Os pacientes que chegam para atendimento passam por triagem e classificação de gravidade.

A secretária de saúde de Curitiba, Beatriz Battistella lembra que a capital tem um sistema integrado de saúde, além do serviço de videoconsulta. Em 60 dias, mais de 54 mil atendimentos foram feitos somente desta forma.

Curitiba conta com nove unidades de pronto atendimento, para o atendimento em urgência e emergência em saúde. Além do Fazendinha, as regionais Boqueirão, Sítio Cercado, Boa Vista, Cajuru, Pinheirinho, Campo Comprido, CIC e Tatuquara também estão equipadas para atender urgências e emergências.