Até sábado (8), Curitiba será palco de apresentações teatrais de nove companhias paranaenses em três espaços culturais. A ideia é promover no público infantil um interesse especial pela arte e suas diversas formas de manifestação. O evento proporciona ao público de escolas públicas o acesso gratuito às apresentações. A mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos.

A presidente da Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná (ATINJ) e diretora da Cia do Abração, Letícia Guimarães, comenta sobre os espetáculos do final de semana.

Confira as programações:

08 de junho (sábado) – 11h | Local: Centro Cultural Boqueirão
O TELEPATA – Cia Meu Clown – Maringá/PR.

Sinopse – A trupe Meu Clown preparou uma atração internacional para oferecer a sua audiência, porém, tudo leva a crer que o palhaço Benedito não cumpriu com a sua importante função de contratar os artistas para a apresentação conforme o combinado. Agora só resta uma solução: O improviso e o talento artístico musical do grupo terá que dar conta desse lapso indesculpável. A diversão é garantida nesse modesto espetáculo baseado em cenas clássicas da palhaçaria brasileira, recheadas com muita música e interação.
Duração: 50min / Classificação – Livre

08 de junho (sábado) – 16h | Local: Cia do Abração

As Aventuras do Lobo Mau – Circo Teatro Sem Lona – Maringá/PR.

Sinopse – Apresentamos dois contos adaptados da literatura clássica infantil “Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos”, uma comédia irreverente que busca a cumplicidade do espectador por meio de estripulias teatrais com a linguagem circense. Quatro palhaços abrem o espetáculo tocando uma charanga, apresentam os palhaços, logo em seguida o apresentador anuncia a primeira história que será encenada pelos próprios palhaços, Chapeuzinho Vermelho. A encenação é conduzida com a intervenção do narrador que comanda as ações no palco de forma divertida para que a história envolva quem assiste, além de executar os sons incidentais e as músicas que são cantadas pelos palhaços. Logo após finalizar a primeira história o narrador anuncia a segunda dramatização, Os Três Porquinhos, que são interpretados por dois palhaços, o terceiro porquinho é lembrado na história, como referência do trabalhador que desfruta as férias por ter realizado seu trabalho com mais rapidez. Com irreverência os dois porquinhos propõe para a dramatização uma reflexão sobre a moral e ética de trabalho e se vale a pena nos dedicarmos exclusivamente ao trabalho, deixando de lado outras coisas importantes, buscamos que, desse modo, haja uma reflexão dos espectadores em meio a sua própria vida e convívio.

Duração: 50min / Classificação – Livre

SERVIÇO:
IV Mostra ATINJ de Teatro para Crianças

Locais:

CIA DO ABRAÇÃO (R: Paulo Ildefonso Assumpção, 725)
Apresentações período manhã e tarde: terça e quarta-feira, dirigidas a
escolas:

08/06/2024 (sábado, 16h): As Aventuras do Lobo Mau – SESSÃO ABERTA AO
PÚBLICO

CENTRO CULTURAL BOQUEIRÃO (R. José Guercheski, 281 – Boqueirão)
Apresentações período da manhã: De quinta e quarta-feira, dirigidas a
escolas:

08/06/24 (sábado, 11h): O Telepata – SESSÃO ABERTA AO PÚBLICO

Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata