Este mês de fevereiro está sendo marcado pelo retorno às aulas também nas universidades.

Na semana passada a Universidade Federal do Paraná (UFPR) voltou às atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão para mais de 38 mil alunos de graduação e pós-graduação, em seis cidades do estado e 13 campi.

Atualmente, a UFPR tem 136 cursos de graduação, 126 especializações e 88 programas de pós-graduação. Servidores passam de 6 mil, somando docentes, técnicos-administrativos, residentes e estagiários.

Para todos, o comprovante de vacinação é obrigatório e será exigido de estudantes, servidores, trabalhadores terceirizados e temporários, além de pessoas da comunidade interna e externa para acesso e permanência nos campi e demais instalações da instituição.

Nesta segunda-feira (21) foi a vez da Universidade Positivo (UP), após dois anos de restrições devido à pandemia. Os veteranos e calouros vão passar por uma semana de atividades.

A instituição informou que a decisão da retomada presencial e próximos passos vão levar em consideração eventuais alterações nas diretrizes governamentais de ocupação dos espaços físicos e nos protocolos de biossegurança institucionais, tudo sendo sempre muito bem monitorado e informado oportunamente à comunidade acadêmica.

A universidade não exige o passaporte da vacina, diferente da UFPR.

Também nesta segunda retornaram às aulas os alunos do UniCuritiba, mas somente de forma virtual. As aulas presenciais estão marcadas para iniciar no dia 07 de março. A instituição ressaltou, por meio de nota, que a data poderá sofrer alterações caso recomendado pelos entes governamentais locais. Qualquer possível alteração diante do cenário atual, será amplamente divulgada para toda a comunidade acadêmica.

Já a assessoria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) informou que o retorno 100% presencial está previsto para o dia 3 de março. A insituição esclareceu que seguirá as determinações e orientações dadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A partir do 1º semestre de 2022, estarão na PUCPR os calouros e veteranos de todos os cursos e modalidades de graduação e pós-graduação que incluem algum tipo de atividade presencial. Espaços de apoio, fornecedores e lojistas também irão operar normalmente.
Mesmo com o retorno, a Universidade permanecerá atenta e seguindo todas as orientações das Secretarias de Saúde dos municípios, flexibilizando ou restringindo regras conforme o andamento dos decretos.