Nesta segunda-feira (24) os alunos das Universidades Federal do Paraná (UFPR) e Tecnológica (UTFPR) devem voltar a sala de aula após quase dois meses de greve dos professores e servidores da educação. Na última semana a categoria dos docentes optou por assinar o acordo com o Ministério da Gestão que prevê um reajuste na remuneração a partir de 2025.

Apesar disso, a UFPR confirmou que nesta terça-feira (25) haverá uma reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa para definir os ajustes necessários no calendário. O professor e membro do comando de greve Francisco de Assis Marques explica que há muitos alunos que moram em outras cidades e com a greve voltaram para casa até que a situação fosse resolvida.

Em nota a UTFPR informou que o “calendário acadêmico da UTFPR será suspenso a partir do dia 5 de julho, conforme estabelecido anteriormente pelo Conselho Universitário (COUNI)”. O novo calendário será debatido no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (COGEP) nesta terça.

Já o professor Arandi Bezerra, do comando de greve da UTFPR e chefe do laboratório de Física da universidade, pontua que é necessário adotar medidas para não prejudicar os alunos, por isso serão discutidas reposições que podem levar o encerramento do ano letivo de 2024 para o início de 2025.

Apesar do encerramento das greves, os técnicos administrativos das instituições federais seguem paralisados, assim como os professores do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Uma nova assembleia foi marcada para quinta-feira (27).