A expectativa era para que as aulas já começassem no formato presencial. Mas, uma decisão mudou os rumos. Após alta de casos de Covid-19, o retorno será no modelo híbrido a partir de hoje.

De acordo com o reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, em 14 de fevereiro as aulas serão presenciais.

E após quase dois anos sem a prestação de serviços, algumas unidades dos restaurantes universitários retornam o atendimento também nesta segunda-feira.

Os restaurantes funcionarão diariamente em Curitiba, Palotina, Toledo, Matinhos, Mirassol e no Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM). Em Curitiba, até o dia 13 de fevereiro, permanecerão abertos o RU Central (de segunda-feira a domingo), e o RU do Centro Politécnico (de segunda a sexta-feira). A partir do dia 14, reabrem também os Restaurantes Universitários do Campus Jardim Botânico e do Setor de Agrárias – de segunda a sexta-feira. As refeições custam R$ 1,30 aos estudantes.

No interior:

As aulas presenciais na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) começam no dia 07 de fevereiro. São 8.806 estudantes de graduação e 2 mil de pós-graduação.

O Conselho Universitário da UEPG garantiu que “toda a comunidade interna e externa que frequentar as dependências da Universidade” deverá apresentar o comprovante de “vacinação contra a Covid-19, com o ciclo vacinal completo”, além de manter as demais medidas de segurança.

Já os estudantes dos 41 cursos de graduação, dos 17 de mestrados e dos nove de doutorado ofertados pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e seus professores retornam às atividades didático-pedagógicas em salas de aula e laboratórios nesta segunda-feira, 31. O retorno – inicialmente previsto para 18 de janeiro, foi adiado em função da crescente de casos decorrentes da variante ômicron do novo coronavírus.

Em Maringá, as aulas presenciais na UEM retornaram para todos os alunos nesta segunda-feira (31).Inicialmente, dia 31 era a data oficial de retomada das aulas presenciais para os calouros da UEM. E no dia 17 de janeiro, para os veteranos, o que realmente aconteceu. Mas três dias depois, a UEM suspendeu as aulas por causa dos aumentos de casos de Covid. A decisão não agradou a maioria dos alunos e um pedido de retomada 100% presencial foi votado no CEP, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. A decisão foi favorável por ampla maioria e as aulas presenciais retornaram para todos os anos de todas as graduações nesta segunda (31).

Das particulares aqui em Curitiba:

A Universidade Positivo informou, por meio de nota, que está se preparando com intenção de retorno presencial às aulas nesse primeiro semestre de 2022, com início no dia 21 de fevereiro para veteranos e calouros, com uma semana de atividades. Essa decisão e próximos passos deve considerar eventuais alterações nas diretrizes governamentais de ocupação dos espaços físicos e nos protocolos de biossegurança institucionais.

A assessoria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) informou que seguirá as determinações e orientações dadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O retorno 100% presencial está previsto para o dia 3 de março.