Em 2022, 331.206 pessoas passaram por parques estaduais como Guartelá, Monge, Vila Velha ou Ilha do Mel. Em 2023, o número saltou para mais de 500 mil visitantes, conta que ainda será fechada com os dados da segunda quinzena de dezembro.

As Unidades de Conservação (UCs) do Paraná são administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT). O complexo ambiental mais procurado pelos turistas foi o Parque Estadual Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral, que recebeu mais de 140 mil pessoas. Em seguida na lista de preferência estão o Parque Estadual do Monge, na Lapa, com mais 80 mil visitas; Vila Velha, em Ponta Grossa, com 75 mil; Parque Estadual da Serra da Baitaca, em Quatro Barras (mais de 60 mil); e o Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi (cerca de 20 mil).

Área Verde

O Paraná possui atualmente 72 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT, das quais 28 estão abertas para visitação. Esse montante compreende 26.250,42 km² de áreas protegidas por legislação, formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferência humana ou àquelas com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública.

Com informações da Agência Estadual de Notícias