O partido União Brasil realizou convenção na manhã desta terça-feira (2), em Curitiba. O partido não anunciou candidatura própria para disputar o governo do Estado e decidiu apoiar a reeleição do governador Ratinho Júnior (PSD).

Durante a convenção foi anunciada a indicação do ex-juiz federal Sérgio Moro para concorrer a uma vaga ao Senado pelo Paraná. Entretanto, Moro disse que ainda se considera pré-candidato ao Senado durante a convenção estadual da sigla.

Como primeiro suplente à candidatura ao Senado ficou oficializado o nome de Luís Felipe Cunha; segundo suplente, Ricardo Augusto Barros.

Sergio Moro é paranaense, nascido e graduado em Maringá, se aperfeiçoou na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e concluiu mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná, com foco em direito constitucional. Foi titular da 13a vara Federal de Curitiba, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro.

Moro atuou em processos da Lava Jato em primeira instância, e se afastou do cargo de juiz federal em novembro de 2018 para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Mais tarde, em 2020, pediu exoneração e hoje oficializa a candidatura pelo senado federal.

Os candidatos têm até 15 de agosto para registrar as candidaturas.