O governador Ratinho Junior (PSD) comemorou a aprovação na Câmara dos Deputados do projeto que unifica impostos sobre a produção e consumo. Ao todo, 375 parlamentares votaram a favor e 113 contra. Dentre os 30 deputados paranaenses, 27 votaram favor e três contra. A votação durou até a madrugada desta sexta-feira (7).

O texto proposto em 2019 pretende unir os impostos federais IPI, PIS e Cofins, o estadual ICMS e o ISS, que é municipal. A mudança no modelo tem como objetivo impedir a competição fiscal entre estados, quando uma unidade da federação oferece menores tributos para que uma empresa se instale no local. Na sua fala, o governador disse que a iniciativa é uma vitória para o Brasil.

Ratinho Júnior sobre aprovação da Reforma Tributária: “Uma vitória do Brasil”. Imagens: AEN.

Dentre os 30 deputados federais paranaenses, votaram contra Filipe Barros (PL), Padovani (União Brasil) e Sargento Fahur (PSD). O texto segue para votação no Senado Federal, onde precisa ser aprovado pela maioria. Na sessão, também foi aprovada a criação do Conselho Federativo, que une estados e municípios e irá fiscalizar as políticas tributárias.

Depois de duas horas de discussões e ameaças de parlamentares para o adiamento da votação, a última versão do parecer foi apresentada. O texto modificará a maneira como os impostos são arrecadados e poderá diminuir a concorrência entre os estados.