Um projeto estimado em mais de R$ 450 milhões, de acordo com o Governo, vai viabilizar a construção da ponte que é esperada há algumas décadas, tanto por moradores da região, quanto por turistas que frequentam o Litoral do Paraná.

O edital tem a previsão da contratação integrada dos projetos e da construção da Ponte de Guaratuba, bem como seus acessos. Segundo o governador Ratinho Junior, até setembro deste ano fica pronto o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e ações preliminares de engenharia que tomaram como base o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA). Os estudos ambientais foram contratados em 2021.

Ratinho Junior falou sobre as exigências de estudos de impacto ambiental feitas pelo Ministério Público do Litoral e também ressaltou que será uma licitação internacional.

A ponte terá 1244 metros de comprimento, com uma seção estaiada de 320 metros para permitir a navegação pela baía, além de pista dupla nos dois sentidos, acostamento, ciclovia e área para pedestres. Conforme Ratinho Junior, a ponte deve ficar pronta até meados de 2025.

O governador falou sobre a restrição da circulação de caminhões para o transporte de cargas pesadas na ponte.

O Prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, explicou que a ponte vai acelerar o crescimento econômico tanta em Guaratuba quanto em Matinhos.