O Painel Covid, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS), mostrou que a capital paranaense voltou a registrar um aumento significativo no número de casos ativos da Covid-19.

Nesta quinta-feira (28), eram 1.114 pessoas infectadas e com potencial de transmissão do vírus, o maior número já registrado desde o dia 27 de março, quando eram 1.154 casos ativos na cidade.

Naquela ocasião, a Prefeitura de Curitiba flexibilizou o uso de máscaras de proteção também em ambientes fechados, após avaliação do Comitê de Técnica e Ética Médica da SMS com a redução, justamente, no número de casos ativos, que registrava queda de 65% na comparação com as duas semanas anteriores.

Em entrevista recente à CBN Curitiba, o médico infectologista e doutor em doenças tropicais e infecciosas, Francisco Beraldi de Magalhães, fez um alerta também sobre os feriados recentes e que podem também ser fatores para o aumento no número de casos na cidade.

A média móvel de casos na cidade nos últimos sete dias ficou em 291, aumento de quase 73%.

Outro fator para o crescente número de casos na cidade, segundo o médico infectologista, é o desinteresse das pessoas em continuarem se vacinando contra a doença.

Até quarta-feira, 973.789 pessoas receberam a primeira dose de reforço (terceira dose). Isso representa pouco mais de 60% do número de pessoas que receberam a segunda dose da vacina na cidade que é de 1.563.056.