Uma das mais emblemáticas atrações turísticas da cidade e um dos pontos retratados no mapa “Vamos Pintar Curitiba” está completando 31 anos neste sábado (17): Torre Panorâmica. Inaugurada em 1991, como uma torre de telefonia, do mirante é possível observar o planejamento urbano de Curitiba e seu zoneamento.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto Vamos Pintar Curitiba.

Nos dias ensolarados e de poucas nuvens também é possível visualizar a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana e arredores da cidade. A mais de 100 m de altura, é possível ter uma vista em 360º de Curutiba.

No início de setembro deste ano, os painéis informativos da Torre Panorâmica passaram a contar com um QR Code que possibilita o acesso à audiodescrição da paisagem.

A instalação foi iniciativa do Instituto Municipal de Turismo, com a consultoria do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, após uma visita técnica do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Programa Destino Turístico Inteligente. Os novos QR codes possibilitam que pessoas cegas escutem a descrição do que é visto.

Em julho de 2019 a Torre Panorâmica alcançou o número de 2 milhões de visitantes e até novembro deste ano, contabilizou 2,1 milhões de visitas. Apesar de ter sido inaugurada em 1991, foi a partir de 2000 que o número começou a ser apurado.

Em 2000, o número de visitantes registrado foi 54,7 mil, desde então, a cada ano o número só foi aumentando e em 2018, 142 mil pessoas visitaram a atração, um aumento de 159,4% registrado no período. Em janeiro de 2019, foi registrado o maior número de visitantes da história da Torre Panorâmica, com 19.774 pessoas/mês.

Com o agravamento da pandemia em 2020, as visitas foram suspensas por um período. E quando foi reaberta, as visitas passaram a ser controladas para evitar aglomerações, mantendo a segurança sanitária no local, com isso os números foram afetados. Apesar de todos os fatores, Curitiba vem comemorando o retorno dos turistas e o aquecimento do setor. Em julho foi registrado o maior movimento do ano, com 14 mil visitantes na atração.

Um levantamento realizado pelo Instituto Municipal de Turismo aponta a origem dos visitantes em 2022. Sendo; 30,85% moradores de Curitiba e região metropolitana; 66,61% turistas nacionais (tem de todos estados, os principais: SP, SC, PR, RJ, RS), 2,54% turistas estrangeiros (69 países diferentes, os principais: EUA, Paraguai, Colômbia, Argentina, Alemanha).

Serviço

Os agendamentos de visitas à torre estão temporariamente suspensos. O atendimento será por ordem de chegada, sujeito à capacidade do mirante.


Localização: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 – Mercês
Tel: (41) 3339-7613 (WhatsApp)
Horário: das 10h às 18h

Entrada

Inteira R$ 6,00
Meia entrada R$ 3,00 (crianças de 05 a 09 anos; idosos acima de 60 anos; pessoas com deficiência;estudantes com carteirinha; professores com carteirinha; doadores de sangue com carteirinha).
Isento – Crianças menores de 5 anos

O pagamento deverá ser efetuado no local e apenas com cartão de crédito e débito.